«« Voltar
Consulta de Enfermagem: Acompanhamento de lactentes saudáveis no ambulatório de puericultura do Hospital das Clínicas da UFPE
Protocolo do SIGProj:   212826.985.93826.12082015
De:02/01/2014  à  30/12/2014
 
Coordenador-Extensionista
  Marly Javorski
Instituição
  UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
Unidade Geral
  CCS - CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
Unidade de Origem
  Enfermagem - Enfermagem (Depto)
Resumo da Ação de Extensão
  Esse projeto propõe uma intervenção para melhoria da atenção integral à saúde da criança por meio de consultas de Enfermagem mensais com enfoque no acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil, buscando o conhecimento, envolvimento e sensibilização da família no cuidado à criança. Dessa forma visa contribuir no cumprimento das ações do Hospital das clínicas da UFPE como hospital-escola, constituindo-se como centro de pesquisa científica e como prestador de serviços médico-hospitalares, com atendimento ambulatorial e de internação à população do Estado de Pernambuco e da Região Nordeste. As ações de atenção à saúde da criança de 0 a 24 meses desenvolvidas nesse projeto se fundamentam nas recomendações das políticas públicas do Ministério da Saúde, incluídas na Estratégia 'Rede Cegonha' no que concerne à redução da mortalidade infantil através de uma assistência qualificada e resolutiva. Da mesma forma, esse projeto volta-se também ao ensino contribuindo na formação de Enfermeiros preparados para prestar uma assistência de qualidade às crianças e família nos serviços de atenção básica à saúde, uma vez que o ambulatório de puericultura funciona como campo de prática para alunos de graduação e residentes de Enfermagem. No ano de 2014 estava prevista a participação dos alunos matriculados no sexto período do Curso de Graduação em Enfermagem que somam um total de 19 alunos, assim como de 4 enfermeiras residentes do HC na área de saúde da criança.
Palavras-chave
   Enfermagem pediátrica, Criança, Cuidado da criança, Crescimento, Desenvolvimento infantil
Público-Alvo
  Em média 60 nutrizes e seus filhos lactentes e os acompanhantes que comparecerem às consultas. 19 alunos de graduação e 04 residentes de Enfermagem.
Situação
  Atividade CONCLUÍDA
Contato
  
«« Voltar