«« Voltar
Sorologia para titulação da raiva em docentes e discentes do curso de medicina veterinária e servidores do HOVET (Cópia) 11-08-2015
Protocolo do SIGProj:   212755.956.17712.14082015
De:11/08/2015  à  01/12/2016
 
Coordenador-Extensionista
  Darci Lara Perecin Nociti
Instituição
  UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso
Unidade Geral
  FAMEV - Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinaria
Unidade de Origem
  DCLIMEDVET - Departamento de Clinica Medica Veterinaria
Resumo da Ação de Extensão
  A raiva é uma zoonose que acomete todos os animais de sangue quente, conhecida e temida desde a antiguidade porque os sintomas agonizantes, semelhantes para o homem e os animais, invariavelmente levam à morte. Os casos que vêm ocorrendo nas últimas décadas no Brasil demonstram que a raiva não está sob controle, apesar de tecnologias de profilaxia eficiente. O tratamento de seres expostos ao vírus rábico ainda tem como única conduta capaz de prevenir a doença a aplicação de prolongado processo de imunização com posologia variável de acordo com as gravidades das lesões. A vacinação contra a raiva da espécie humana antes do contato do animal raivoso (pré-exposição), limita-se em grupos como veterinários e pessoal envolvido com serviços de controle da raiva animal. Considerando a magnitude da raiva animal, a severidade da doença no homem, os elevados custos financeiros do tratamento contra raiva pós-exposição, o presente projeto objetiva: Avaliar a titulação de anticorpos antirrábico em alunos, professores e funcionários do Hospital Veterinário da UFMT em Cuiabá-MT, discentes do curso de zootecnia, médicos veterinários e pessoas com exposição frequente com animais de origem desconhecida e orientar a vacinação aos indivíduos com titulação < 0,5. O curso de medicina veterinária expõe os alunos, professores e servidores ao contato com animais compreendendo desde a classe de companhia, produção e silvestres.
Palavras-chave
   raiva, sorologia, vacina, titulação
Público-Alvo
   Discentes de Graduação do Curso de Medicina Veterinária; - Discentes de Pós-Graduação do Curso de Medicina Veterinária; - Residentes do Hospital Veterinário; - Docentes do Curso de Medicina Veterinária; - Servidores do Hospital Veterinário; - Discentes de Graduação do Curso de Zootecnia; - Indivíduos e Médicos Veterinários da comunidade que necessitam do atendimento.
Situação
  Atividade COM RELATORIO PARCIAL
Contato
   - Contato direto em sala de aula; - Redes sociais; - Cartazes - Boca a boca.
«« Voltar