«« Voltar
Projeto “comer para poder crescer”: integração ensino-comunidade na formação e promoção de hábitos alimentares saudáveis por meio da educação alimentar e nutricional.
Protocolo do SIGProj:   208179.956.179695.18052015
De:27/05/2015  à  30/05/2016
 
Coordenador-Extensionista
  Lorena Barbosa Fonseca
Instituição
  UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso
Unidade Geral
  FANUT - Faculdade de Nutricao
Unidade de Origem
  DAN - Departamento de Alimentos e Nutrição
Resumo da Ação de Extensão
  Esta proposta de extensão se caracteriza pela realização de projetos de educação alimentar e nutricional (EAN) ligados às disciplinas de Atividade Integradora V e Educação nutricional, do 5º e 6º semestres do curso de Graduação em Nutrição, respectivamente. As temáticas abordarão a introdução adequada e oportuna da alimentação complementar saudável, bem como a promoção do consumo de vegetais e frutas entre crianças e adolescentes, matriculados em escolas públicas dos municípios de Cuiabá e Várzea Grande. A EAN é a principal ferramenta para a promoção de hábitos alimentares saudáveis. A formação do hábito alimentar inicia-se na infância. Uma alimentação complementar variada e saudável contribuirá para a manutenção do bom hábito alimentar nas fases posteriores da vida. A escola é considerada um dos melhores cenários para a promoção de uma alimentação adequada por ser um local onde as crianças passam a maior parte do tempo, entre outros fatores. Desta forma, acredita-se que ações de EAN que envolvam este público possam contribuir para a melhoria do hábito alimentar da população e, consequentemente, para a redução da prevalência de doenças crônicas não transmissíveis. As ações poderão ainda ter, eventualmente, adultos e idosos com doenças crônicas como público alvo.
Palavras-chave
   educação alimentar e nutricional, alimentação saudável, nutrição.
Público-Alvo
  O público alvo principal são gestantes e mães de crianças menores de um ano de idade, pré-escolares, escolares e adolescentes. Também poderá ser alvo a população adulta e idosa atendida em Unidades Básicas de Saúde, sadia ou enferma (com hipertensão arterial, diabetes melitos, obesidade, dislipidemia, e outras doenças associadas à alimentação)
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
«« Voltar