«« Voltar
Conversa Musical com Fernando Mattos
Protocolo do SIGProj:   207284.968.116111.04052015
De:28/05/2015  à  28/05/2015
 
Coordenador-Extensionista
  Cláudia Schreiner
Instituição
  IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Unidade Geral
  Porto Alegre - Câmpus Porto Alegre - Extensão
Unidade de Origem
  EXT - Extensão
Resumo da Ação de Extensão
  Recital palestra com diferentes instrumentos de cordas dedilhadas (instrumentos históricos, como guitarra barroca e teorba, e instrumentos tradicionais do Brasil e de outras localidades, como a viola caipira brasileira e o setar persa), com o instrumentista, compositor e professor Fernando Lewis de Mattos. O músico tocará diferentes obras com os diferentes instrumentos e falará sobre as peculiaridades de construção e de repertório de cada um dos instrumentos. Pretende-se oportunizar ao público o acesso a instrumentos e repertórios diferentes. Parte deste repertório faz parte do repertório tradicional de violão, instrumento ao qual alunos do Projeto Prelúdio e do Curso Técnico em Instrumento Musical se dedicam. Assim, este evento também pretendo possibilitar que estes estudantes possam ouvir o repertório que executam com o violão nos instrumentos para os quais o repertório foi originalmente escrito. Este formato de recital e palestra ou bate-papo já é a repetição de um projeto piloto realizado em 2014 - Conversa Musical com Felipe Magdaleno - e pretende ser uma série de eventos com estas características no IFRS Câmpus Porto Alegre.
Palavras-chave
   instrumento musical, interpretação musical, cordas dedilhadas, violão, guitarra barrica, teorba, vilhuela, viola caipira
Público-Alvo
  Estudantes de música, especialmente os vinculados ao IFRS (Curso Técnico em Instrumento Musical e Projeto Prelúdio), músicos, apreciadores de música em geral.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   claudia.schreiner@poa.ifrs.edu.br
«« Voltar