«« Voltar
AGITA (Ações em Gênero, Inclusão, Território e Ambiente) na Juventude
Protocolo do SIGProj:   200006.968.62976.10032015
De:25/03/2015  à  31/12/2015
 
Coordenador-Extensionista
  Cibele Schwanke
Instituição
  IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Unidade Geral
  Porto Alegre - Câmpus Porto Alegre - Extensão
Unidade de Origem
  EXT - Extensão
Resumo da Ação de Extensão
   Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. A grande desigualdade percebida no nosso planeta, resultante das diferenças econômicas, de gênero, raça, culturais, religiosas e físico-intelectuais parece relacionar-se, sobretudo, com o modo de produção/consumo da cultura capitalista. Como consequência, constata-se um crescente índice de desmatamento, queimadas, poluição do solo, ar e água, pobreza extrema e discriminação. Partindo do princípio que esta situação ainda pode ser revertida, o Programa AGITA teve início em 2014 com o Edital Proext 2014 do Ministério da Educação, cujo trabalho principal envolve as comunidades em situação de vulnerabilidade socioambiental localizadas no Bairro Cristal de Porto Alegre, por meio de uma parceria com o Programa Integrado Socioambiental (PISA) da Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Desta forma, como uma proposta de continuidade, para 2015 e 2016 o AGITA na Juventude prevê o trabalho com jovens em situação de vulnerabilidade socioambiental oriundos das comunidades localizadas no Bairro Cristal e no Bairro Vila Nova de Porto Alegre, comunidade esta que foi a primeira transferida do Bairro Cristal devido às ações executadas pelo PISA. Assim, para esta proposta, o AGITA na Juventude tem como objetivo principal promover ações ligadas à gênero, inclusão, território e ambiente com jovens em situação de vulnerabilidade socioambiental. Para isso, utilizar-se-á da Pesquisa-Ação de forma participativa, atuando através das perspectivas da Educação Ambiental Formal e Não-Formal e utilizando a Educomunicação como ferramenta para a construção de espaços para a reflexão relacionadas ao meio ambiente.
Palavras-chave
   Juventude, Vulnerabilidade, PolíticasPúblicas, Educomunicação, EducaçãoAmbiental
Público-Alvo
   Serão atendidos pelo programa AGITA na Juventude diretamente discentes e docentes dos Cursos de Licenciatura em Ciências da Natureza e do Curso de Tecnologias em Gestão Ambiental. Além dos alunos, a comunidade do câmpus será indiretamente atendida, através da divulgação das ações realizadas durante a execução do programa. Considerando-se comunidades externas, o programa atenderá comunidades em situação de vulnerabilidade social do bairro Cristal, na cidade de Porto Alegre com cerca de 1000 famílias; os moradores do Loteamento Campos do Cristal no bairro Vila Nova, no mesmo município, com cerca de 700 famílias; alunos de unidades escolares das regiões citadas.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   Programa AGITA - IFRS Câmpus Porto Alegre Rua Cel. Vicente, 281 | Bairro Centro | CEP 90.030-040 | Porto Alegre/RS Telefone: (051) 3930-6023 E-mail: cibele.schwnake@poa.ifrs.edu.br
«« Voltar