«« Voltar
Inclusão social da terceira idade por meio da mediação das tecnologias: uma abordagem pedagógica no Município de Coxilha/RS
Protocolo do SIGProj:   199536.968.62474.01032015
De:01/05/2015  à  30/11/2015
 
Coordenador-Extensionista
  Marcos Antonio de Oliveira
Instituição
  IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Unidade Geral
  Sertão - Câmpus Sertão - Extensão
Unidade de Origem
  EXT - Extensão
Resumo da Ação de Extensão
  O presente projeto enfatiza a importância da inclusão digital na vida das pessoas, especialmente, no cotidiano dos indivíduos que se encontram em uma idade mais avança ou na fase denominada de 'Terceira Idade'. Nessa perspectiva, as ações têm como objetivo principal mediar o uso das tecnologias de informação pelas pessoas da terceira idade do município de Coxilha/RS, visando contribuir com a inserção dos participantes no mundo digital e, consequentemente, na inserção social. Dessa forma, propõem-se diversas atividades didáticas e lúdicas para compor o processo de ensino e aprendizagem no uso de tecnologias por indivíduos da terceira idade, possibilitando-os maior interação e socialização com seus familiares e amigos Inicialmente realiza-se o acesso de forma amistosa, possibilitando o domínio de periféricos (mouse e teclado). Na sequência, abordam-se, aos poucos, as operações básicas como ligar e desligar o computador apresentando cada um dos componentes do sistema: Hardware, Software, CPU, dispositivos de entrada e saída, memórias RAM e ROM, teclado, mouse. Na navegação livre, os participantes utilizaram ferramentas de buscas na internet que possibilitam a localização de páginas na internet que tratam de questões específicas, localizadas a partir da digitação de termos relacionadas. Também, nas atividades de comunicação, orienta-se atividades para a criação de e-mail pessoal para cada um dos participantes, quais passam a enviar e-mails para os próprios colegas e com o tempo, aprendem a enviar mensagens pela rede segundo suas próprias necessidades e preferências e aprenderam a enviar anexos, baixar arquivos, entre outras funções.
Palavras-chave
   Inclusão digital, inclusão social, ensino aprendizagem, terceira idade.
Público-Alvo
  Integrantes dos Grupos da Terceira Idade do Município de Coxilha e demais pessoas que pertencem à grupos de vulnerabilidades sociais inscritos pela Secretaria de Educação do Município de Coxilha.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   Secretaria de Educação de Coxilha/RS
«« Voltar