«« Voltar
Oficinas Permanentes de Cultura - 2015
Protocolo do SIGProj:   199373.968.201853.01032015
De:16/03/2015  à  18/12/2015
 
Coordenador-Extensionista
  Gustavo Neuberger
Instituição
  IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Unidade Geral
  Canoas - Câmpus Canoas - Extensão
Unidade de Origem
  EXT - Extensão
Resumo da Ação de Extensão
  O Projeto Oficinas Permanentes de Cultura, em sua quinta edição, se consolida como um importante vetor para a oferta de atividades que superem os limites do currículo e dialoguem com as representações artísticas e culturais da sociedade, possibilitando à comunidade do IFRS – Campus Canoas a vivência com outros contextos socioculturais, aspecto que contribui muito no desenvolvimento da aprendizagem e na formação profissional. É por meio das manifestações culturais que os seres humanos se configuram como seres sociáveis, produzindo saberes e experiências fundamentais para a existência da espécie. Inseparável deste processo, a Educação, característica ontológica do ser humano e compreendida em suas várias formas, é a responsável pela transmissão dos conhecimentos acumulados pela humanidade para as novas gerações enquanto, dialeticamente, possibilita o surgimento de novos saberes demandados por realidades históricas em permanente mudança. Portanto, a Educação e a Cultura, apesar de suas peculiaridades, consolidam-se em processos inseparáveis no cotidiano de uma instituição de ensino. Nesta edição, o Projeto dará continuidade as Oficinas de Música, de Fotografia Digital, de Desenho e de Teatro e implantará ações na área de Histórias em Quadrinho e Roteiro de Audiovisual. De modo experimental, este ano o Projeto abrirá a possibilidade de que outras Oficinas sugeridas e coordenadas por discentes sejam criadas conforme a demanda. Além de dialogarem com o universo jovem, público prioritário do Projeto, todas apresentam a possibilidade de estabelecer diálogo com outras manifestações culturais, com os conhecimentos trabalhados pelos diferentes componentes curriculares e com os assuntos de interesse dos educandos.
Palavras-chave
   cultura, artes visuais, música, formação profissional
Público-Alvo
  O público prioritário do Projeto são os estudantes matriculados no IFRS-Canoas, preferencialmente do Ensino Médio Integrado. Pretende-se realizar algumas oficinas experimentais nas escolas municipais e estaduais do entorno do Campus, como forma de divulgação institucional e de ampliação da abrangência do projeto.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   gustavo.neuberger @canoas.ifrs.edu.br jaqueline.kempp@canoas.ifrs.edu.br juliana.mulling@canoas.ifrs.edu.br mauricio.santos@canoas.ifrs.edu.br romir.rodrigues@canoas.ifrs.edu.br
«« Voltar