«« Voltar
Construção coletiva de Horta Escolar na APAE de Getúlio Vargas
Protocolo do SIGProj:   199232.968.226296.27022015
De:01/05/2015  à  30/11/2015
 
Coordenador-Extensionista
  Clever Variani
Instituição
  IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Unidade Geral
  Sertão - Câmpus Sertão - Extensão
Unidade de Origem
  EXT - Extensão
Resumo da Ação de Extensão
  O presente projeto de extensão tem por objetivo construir uma horta escolar articulando a educação do campo de modo a este ser um espaço de formação aos alunos da Lica, Agronomia e demais cursos que desejarem se inserir no projeto e uma possibilidade de intervenção na cultura alimentar e nutricional dos alunos da APAE de Getúlio Vargas. Adota-se a Metodologia do Trabalho, cujo pressuposto básico é o fortalecimento do cidadão a partir de suas potencialidades, ou seja, a partir de dinâmicas de grupo, alarga-se o conhecimento e o processo de interação dessa população com o meio em que vive, com a possibilidade de melhorar sua qualidade de vida, por meio da horta escolar. A horta escolar constitui-se enquanto um trabalho coletivo e solidário, que visa a sustentabilidade, consciência ambiental, agroecológica e integração com as demais disciplina do currículo. Na medida em que a população atendida se envolve no processo proposto, se torna agente transformador da realidade em que está inserida. A finalidade do programa de horta nas escolas visa fornecer hortaliças de qualidade, conscientizar e sensibilizar a comunidade escolar alunos, professores e funcionários sobre a relevância da mesma para a saúde, meio ambiente e economia. Dessa forma, pretende-se: inserir os alunos da escola nas atividades relacionadas à horta; criar uma área produtiva na escola em que todos se sintam responsáveis; incentivar os alunos em relação à preservação da horta; extrair da horta um complemento à alimentação escolar.
Palavras-chave
   Horta escolar, Agroecologia, Interdisciplinariedade, Educação ambiental, Sustentabilidade.
Público-Alvo
  As atividades serão desenvolvidas pelos bolsistas envolvidos no projeto, tendo como público-alvo os alunos da Escola da APAE de Getúlio Vargas. São em torno de 100 alunos que estarão envolvidos no projeto colaborando nas atividades relacionadas a construção e organização da horta, possibilitando a inclusão destes com as atividades de olericultura. Ainda obterem conhecimento que possa ser multiplicado na horta familiar e/ou de terceiros.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   O docente e os (as) bolsistas farão o contato com a Escola de 1º Grau Incompleto para Educação Especial. Após o contato inicial irão agendar um reunião para explicar o projeto às docentes da escola para divulgar o projeto.
«« Voltar