«« Voltar
Plantas Medicinais: educando para a saúde
Protocolo do SIGProj:   198770.968.34856.27022015
De:01/05/2015  à  30/11/2015
 
Coordenador-Extensionista
  Soeni Bellé
Instituição
  IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Unidade Geral
  Bento Gonçalves - Câmpus Bento Gonçalves - Extensão
Unidade de Origem
  EXT - Extensão
Resumo da Ação de Extensão
  O programa articula conhecimentos das áreas da saúde, educação, tecnologia e ambiente. O objetivo principal é difundir o consumo de plantas medicinais, aromáticas, condimentares e hortaliças, estimulando-se o cultivo em hortas e jardins funcionais. Com isto pretende-se preservar e embelezar o ambiente, melhorando a saúde e qualidade de vida do público alvo. Entre as ações a serem desenvolvidas neste ano, destacam-se a capacitação de professores da rede municipal de ensino de Bento Gonçalves para o uso correto das plantas medicinais e para a implantação de hortas escolares e hortos medicinais. Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação serão reativadas hortas escolares e implantadas coleções de plantas medicinais na forma de 'Relógio do Corpo Humano' em dez escolas. Desta forma, pretende-se estimular o consumo de frutas, hortaliças e plantas medicinais entre os jovens, revertendo o quadro atual de elevado consumo de produtos industrializados, responsável pelo aumento da obesidade e de inúmeras doenças. O programa mantém ainda as seguintes ações: identificação botânica e implantação de herbário das espécies medicinais disponíveis no campus; manutenção da coleção de espécies de plantas medicinais; produção e distribuição de mudas de medicinais; realização de palestras e oficinas sobre 'uso correto e efeitos das plantas medicinais e hortaliças sobre o organismo humano' e 'uso de espécies hortícolas em Jardins Funcionais'. O programa visa também contribuir com a Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos e os programa Saúde na Escola, Fome Zero e Mais Alimentos, entre outros.
Palavras-chave
   hortas escolares, jardins funcionais, educação ambiental, alimentação saudável
Público-Alvo
  O público alvo são professores e estudantes de escolas públicas do município de Bento Gonçalves e pessoas da comunidade da Serra Gaúcha interessadas na temática, além da comunidade interna do IFRS - Campus Bento Gonçalves. Já está definido, de acordo com reunião feita com a Secretaria Municipal de Educação, a participação de professores e alunos do segundo e terceiro ano do ensino fundamental.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Rio Grande do Sul - Campus Bento Gonçalves Rua Osvaldo Aranha, 540 95700-000 Bento Gonçalves - RS Fone 54 3455 3200 soeni.belle@bento.ifrs.edu.br raquel.avila@bento.ifrs.edu.br
«« Voltar