«« Voltar
Atividades Artísticas e Culturais através e Danças Tradicionais Gauchescas
Protocolo do SIGProj:   197532.968.210133.27022015
De:01/05/2015  à  30/11/2015
 
Coordenador-Extensionista
  João Anselmo Meira
Instituição
  IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Unidade Geral
  Sertão - Câmpus Sertão - Extensão
Unidade de Origem
  EXT - Extensão
Resumo da Ação de Extensão
  O Grupo de Danças denominado - Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Tropeiros da Cultura do IFRS - Câmpus Sertão, foi fundado há mais de 30 anos, com o objetivo de cultuar as tradições do Rio Grande do Sul e resgatar nos alunos a cultura gaúcha através da dança, poesia, ações culturais, estudos da história do povo gaúcho. O Centro de Tradições Gaúchas tem como objetivo despertar nos alunos o espírito de respeito e a busca da valorização do tradicionalismo. O exercício de debater, falar em público, colocar suas opiniões mostrou-se frutífero, revelando também a necessidade de torná-lo uma constante no calendário de nossas atividades culturais, seja no âmbito do CTG, seja no âmbito do Campus, pois há um resgate constante da história de um povo, seus costumes, lendas e histórias. Nesse sentido, está presente a inter e a transdisciplinaridade (Literatura, Educação Artística, História, Geografia, Educação Física e algumas disciplinas técnicas). As apresentações realizadas pelo grupo fortalecem a parceria entre os municípios da região norte do Rio Grande do Sul e o IFRS - Câmpus Sertão, estreitando os laços do tradicionalismo e ao mesmo tempo proporcionando uma integração entre a comunidade escolar e as diversas localidades onde realizam-se as apresentações.
Palavras-chave
   EDUCAÇÃO, dança, cultura, tradicionalismo, Centro de Tradições Gaúchas
Público-Alvo
  Poderão fazer parte do Projeto de Atividades Artísticas e Culturais através de DANÇAS TRADICIONAIS GAUCHESCAS, todos os alunos matriculados no IFRS Câmpus Sertão, independente do nível (grau) de estudo.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   A divulgação será efetiva através do chamamento aos alunos através do site www.sertao.ifrs.edu.br e também através de mala direta a todos os discentes do Câmpus.
«« Voltar