«« Voltar
APOIO MOTIVACIONAL AOS DISCENTES DE ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE SERTÃO E AO LAR DA MENINA DE GETÚLIO VARGAS
Protocolo do SIGProj:   197515.968.153859.24022015
De:01/05/2015  à  30/11/2015
 
Coordenador-Extensionista
  Ana Sara Castaman
Instituição
  IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Unidade Geral
  Sertão - Câmpus Sertão - Extensão
Unidade de Origem
  EXT - Extensão
Resumo da Ação de Extensão
  A motivação é considerada por inúmeros autores como um dos fatores primordiais para o processo de ensino e aprendizagem. No entanto, muitos jovens perdem o interesse pelas ações escolares. Esse desinteresse pode ser um fator relevante em relação aos problemas de aprendizagem. O projeto de extensão, diante desse contexto, tem por objetivo aplicar dinâmicas de grupo e atividades aos estudantes do ensino fundamental. A ação pretende servir como um programa de apoio ao discente por meio de atividades e reflexões que busquem resgatar valores pessoais com a finalidade de retomar e desenvolver o seu processo de ensino e aprendizagem. Para a aplicação das atividades do projeto foram escolhidos 3 espaços: Escola Estadual Bandeirantes, Escola Municipal João de Col (ambas localizadas no município de Sertão) e Lar da Menina, uma entidade de ação social não governamental de Getúlio Vargas. Para o cumprimento das atividades, o projeto requer 2 bolsistas, um de 16h e outro de 12h semanais, os quais atuarão nesses espaços. A Metodologia do Trabalho empregada dar-se-á a partir de dinâmicas de grupo que visam fortalecer os processos motivacionais do sujeito e que servem para estabelecer o reconhecimento do fenômeno social relacionado ao tema norteador do projeto. Espera-se que com as dinâmicas de grupos que estarão sempre focadas na motivação e no trabalho em grupo, possamos trabalhar com os participantes a ideia de que cada um tem seu valor perante a sociedade, além de intensificar a importância que o papel de cada indivíduo representa em seus grupos sociais.
Palavras-chave
   Motivação, Autoestima, Dinâmicas de Grupo, Aprendizagem, Evasão Escolar
Público-Alvo
  Serão alunos de 6ª a 8ª séries do Ensino Fundamental das escolas sertanenses: Escola Estadual de Ensino Fundamental Bandeirantes e Escola Municipal de Ensino Fundamental João Antônio De Col, bem como crianças do mesmo nível escolar atendidos no contraturno escolar pelo Lar da Menina de Getúlio Vargas.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   A docente e a (o) bolsistas irão apresentar o projeto de extensão nas escolas, convidando os discentes para participarem.
«« Voltar