«« Voltar
Seminário de Tecnologias GRIN(Genômica, Robótica, Inteligência Artificial e Nanotecnologia) e a pesquisa dual/sensível – Possibilidades ou Ficção?
Protocolo do SIGProj:   195045.1554.37180.22112017
De:10/06/2018  à  11/06/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Sandra Maria Becker Tavares
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CCJE - Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas
Unidade de Origem
  NEI/CCJE - Núcleo de Estudos Internacionais
Resumo da Ação de Extensão
  O acrônimo GRIN (genética; robótica; informação e nanotecnologia) consegue sintetizar foneticamente duas ideias agregadas à empiria dos avanços tecnológicos. A primeira diz respeito ao fantástico imaginário de mundos descritos por fábulas dos irmãos Grimm; a outra perspectiva se relaciona à busca pela conciliação entre desenvolvimento tecnológico e o meio ambiente, ideia encerrada no termo 'tecnologia verde' ou 'green tecnology'. Realizar um fórum com indivíduos que se dedicam ao ensino, pesquisa e implementação dessas tecnologias, para o debate acadêmico com foco em questões éticas e implicações das mesmas para a Saúde Coletiva e Defesa Nacional contribuirá para dar à sociedade o real dimensionamento entre realidade e ficção sobre a dualidade aperfeiçoamento/aprimoramento humano x indústria da guerra, além de oferecer substratos teóricos para tomadas de decisão quanto à governança das ditas tecnologias em e por nosso país. O Seminário constará de mesas redondas e grupos temáticos de discussão visando integrar visões e expertises, relacionando as visões tecnológicas, filosóficas, religiosas e econômicas.
Palavras-chave
   genômica, robótica, nanotecnologia, bioética, defesa
Público-Alvo
  Serão convidados docentes, técnico-administrativos e discentes de pós-graduação das Universidades , Institutos, Núcleos e Laboratórios de instituições civis e militares situadas no Rio de Janeiro, que estejam diretamente envolvidas com as tecnologias GRIN para participarem do evento como ouvintes e integrantes dos grupos de discussão para que, ao final do evento, seja obtido material teórico para publicação.
Situação
  Atividade CONCLUÍDA
Contato
   - Thiago Wilson Rodrigues da Costa thiagowilson@ufrj.br
«« Voltar