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CIRANDAR 2014: rodas de investigação desde a escola (Cópia) 18-12-2014
Protocolo do SIGProj:   194853.864.73148.05012015
De:01/06/2014  à  20/12/2014
 
Coordenador-Extensionista
  Maria do Carmo Galiazzi
Instituição
  FURG - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE
Unidade Geral
  PROEXC - Pró-Reitoria de Extensão e Cultura
Unidade de Origem
  DIEX - Diretoria de Extensão
Resumo da Ação de Extensão
  O processo de formação Cirandar: rodas de investigação desde a escola é um processo de formação anual com aposta no registro e pesquisa da sala de aula do professor participante. Sustentado pela abordagem sociocultural tem como argumento fundamental que a formação deve ser desenvolvida com diálogo intenso sobre questões que tenham interesse para os participantes (Wells, 1999). Nesse sentido a sala de aula de cada professor é seu objeto de interesse e o processo de formação Cirandar 2014: rodas de investigação desde a escola se centra na sala de aula de cada participante para que a escrita dessa sala de aula seja o artefato da formação e esta sala de aula foco de investigação (Galiazzi, 2000). O processo de formação continuada se desenvolve com coordenação de um grupo de pesquisa em rede com outras instituições de ensino. Este processo, portanto, objetiva construir e aperfeiçoar conhecimentos dos docentes que atuam na rede básica de educação, nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, bem como dos docentes que atuam nas licenciaturas das redes públicas de ensino para compreender e fundamentar teoricamente a organização do trabalho pedagógico, as metodologias de ensino e suas técnicas considerando as Diretrizes Curriculares Nacionais vigentes das diferentes modalidades e níveis de ensino e os materiais e referências curriculares e pedagógicas ofertadas pelo MEC, a fim de que esses sistemas alcancem resultados mais efetivos na aprendizagem dos alunos da rede de educação básica e de professores em formação e em exercício.
Palavras-chave
   formação docente, relatos de experiência, planejamento, comunidades aprendentes
Público-Alvo
  Professores da rede de educação básica atuantes na disciplina de Seminários Integrados das escolas estaduais do Rio Grande
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   cirandarfurg@gmail.com
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