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Validação no ensino de geometria: explorando atividades a partir da congruência de triângulos
Protocolo do SIGProj:   194727.956.86814.18122014
De:22/01/2015  à  01/01/2016
 
Coordenador-Extensionista
  Eberson Paulo Trevisan
Instituição
  UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso
Unidade Geral
  ICNHS/Campus Sinop - Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais/Campus Sinop
Unidade de Origem
  CLCNM - Curso de Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática
Resumo da Ação de Extensão
  No curso correspondente a proposta, trabalharemos com um conjunto de Atividades de Estudos e Pesquisas (AEP), previamente selecionadas, as quais evidenciam no decorrer do trabalho a necessidade de validação de proposições em que os casos de congruência de triângulos possam ser aplicados. Essas atividades serão trabalhadas com um grupo de professores da rede pública e acadêmicos da licenciatura. O curso visa a relação direta, ensino, pesquisa e extensão, já que o mesmo foi pensado no intuito de dar suporte para a coleta de dados da tese doutoral do proponente, a saber coleta e análise dos dados da tese em questão se darão seguindo os critérios metodológicos da engenharia didática. Partimos do pressuposto da necessidade de compreender melhor como estruturam-se os processos de validação no ensino de geometria, acreditamos ser importante trazer para discussão o que os professores de matemática acham possível ser validado e como pode ser feita essa validação pelos alunos em geometria. Acreditamos que isso nos permitirá analisar a mobilização dos registros, a partir dos tipos de provas realizadas, bem como permitirá analisar os discursos empregados nessas validações, em ambos os casos nos apoiaremos em conceitos da teoria cognitivista de Raymond Duval. Esperamos assim com o curso, estarmos abrindo um espaço para reflexão acerca do tema com a comunidade acadêmica e de professores, e esperamos que nessa reflexão surja a oportunidade de coletarmos os dados necessários para a construção da tese doutoral.
Palavras-chave
   Validação, Ensino de Geometria, Congruência de Triângulos.
Público-Alvo
  Primeiro grupo: Acadêmicos dos cursos de licenciatura em ciência naturais e matemática em qualquer uma das habilitações, química, física ou matemática. Segundo grupo: Professores de matemática da rede pública do município de Sinop.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
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