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Laboratório de Acessibilidade - LABAC -Professores das Salas de Recursos, professores de apoio e intérpretese suas necessidades frente a atuação no contexto escolar
Protocolo do SIGProj:   192237.934.191610.28112014
De:01/03/2015  à  30/12/2015
 
Coordenador-Extensionista
  Rita de Fátima da Silva
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  CPPP - Câmpus de Ponta Porã
Unidade de Origem
  GAB/CPPP - Gabinete do Diretor
Resumo da Ação de Extensão
  O projeto vinculado ao laboratório de acessibilidade LABAC e ao Grupo de estudos e Pesquisa GEPA, leva em consideração cinco aspectos: 1. A vivência entre povos, pois se encontra em região fronteiriça. 2. As novas tecnologias, uma vez que o professor deve aliar-se a essas, compreendendo que na atualidade, desde muito cedo, as crianças utilizam recursos cada vez mais sofisticados, com independência e precisão. 3. As pessoas com necessidades especiais como produtoras de conhecimentos. Acredita que para as pessoas com necessidades educativas especiais atingirem níveis mais elevados de aprendizagem é necessário que as incapacidades sejam removidas, isto é, que as condições físicas, ambientais e atitudinais inadequadas e inacessíveis sejam objetiva e concretamente eliminadas. 4. A transdisciplinaridade, uma vez que se reconhece que o desenvolvimento e utilização de novos conhecimentos exige mais que a comunicação entre áreas, mas sim uma ponte entre os conhecimentos produzidos nas diferentes áreas, a prática desenvolvida na escola e a criação de novas tecnologias ligadas ao campo educacional. 5. A pesquisa, compreendida como possibilidade de (re) pensar a prática e a teoria que envolve o fazer pedagógico e possibilita a produção de novos conhecimentos, produtos, tecnologias. Fundamenta-se na construção conjunta do conhecimento e nas trocas de experiências entre pessoas e conhecimentos complementares. Esses elementos contribuirão para impactar na imagem do município como orientado à construção de uma sociedade democrática, plural, humana, que alinha políticas de igualdade com políticas de identidade via produção do conhecimento científico.
Palavras-chave
   Pessoas com Necessidades Especiais, Inclusão, Acessibilidade.
Público-Alvo
  O público alvo é composto pelos professores e demais profissionais da Educação Especial do município de Ponta Porã.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   cnee.2015@yahoo.com.br Karen Rondelli Gustavo Enrique Norma Nice Helena Ricardo
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