«« Voltar
Treinamento no Modelo Transteórico de Tratamento Grupal de Abuso de Drogas (Cópia) 29-10-2014
Protocolo do SIGProj:   189631.864.58381.05032015
De:30/07/2014  à  06/09/2014
 
Coordenador-Extensionista
  Vera Torres das Neves
Instituição
  FURG - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE
Unidade Geral
  UE - Unidades Educacionais
Unidade de Origem
  ICHI - Instituto de Ciências Humanas e da Informação
Resumo da Ação de Extensão
  O Modelo Transteórico de Tratamento Grupal de Abuso de Drogas apresenta uma abordagem inovadora para os profissionais envolvidos com o tratamento de drogadependentes por ser o primeiro modelo de tratamento que leva em consideração a motivação do paciente para aceitar, ou não, o tratamento. Para tanto descreve os estágios de aceitação do tratamento pelo paciente com cinco estágios de sucessivos de mudança, que vão desde a rejeição completa ao tratamento (chamado de estágio de pré-contemplação) até a disponibilidade para abandonar o uso de drogas imediatamente (chamado de estágio de ação), propondo procedimentos psicoterápicos adequados para cada estágio. Neste curso são descritas as características gerais do Modelo Transteórico de Tratamento, sendo apresentados, em seguida os procedimentos que são aplicados, sessão a sessão, durante o tratamento.
Palavras-chave
   Modelo Transteórico, Drogadependência, Entrevista Motivacional
Público-Alvo
  Profissionais de nível superior vinculados à Secretaria Municipal de Saúde de Rio Grande que atuam ou têm interesse em atuar em atividades de reabilitação com drogadependentes
Situação
  Atividade COM RELATORIO PARCIAL
Contato
   LABEPECS – Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão em Psicologia Clínica e da Saúde. Campus Carreiros, Prédio do Curso de Psicologia, sala 33.
«« Voltar