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Abordagens conceituais e estratégias didáticas no ensino de microbiologia para percepção de riscos (Cópia) 24-10-2014
Protocolo do SIGProj:   189413.665.6433.04022015
De:01/03/2015  à  31/12/2015
 
Coordenador-Extensionista
  Arnildo Korb
Instituição
  UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina
Unidade Geral
  CEO - Centro de Educação Superior do Oeste
Unidade de Origem
  DENF - Departamento de Enfermagem
Resumo da Ação de Extensão
  A utilização desordenada de antimicrobianos na saúde humana e na produção animal representa riscos para a saúde humana em virtude do fenômeno da resistência bacteriana a estes fármacos. O desconhecimento do risco pela população, e de como este pode ser amenizado, é uma das maiores preocupações da Organização Mundial da Saúde. Mundialmente, as campanhas de esclarecimento não têm surtido efeito pois a compreensão do fenômeno requer conhecimentos básicos de microbiologia, de ecologia e de imunologia. E, na maioria das vezes, estes conteúdos não são tratados com a complexidade necessária na educação básica por falta de subsídios didáticos que os relacionem no contexto de riscos. O material a ser produzido, em forma de caderno didático pedagógico, apresentará na parte introdutória um panorama da utilização de antimicrobianos no mundo e dos riscos à saúde humana e ao meio ambiente quanto aos efeitos negativos que o uso desordenado destes pode provocar. Os demais elementos textuais do caderno apresentarão ilustrações e conceitos com interfaces interdisciplinares bem como medidas preventivas que possam auxiliar na minimização do fenômeno da seleção de resistências bacterianas aos antimicrobianos e de seus efeitos.
Palavras-chave
   Material didático, Saúde, Educação, Meio Ambiente, Medicamentos
Público-Alvo
  Professores de ciências biológicas da Educação Básica das redes estadual e municipais da região.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
  
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