«« Voltar
“Follow-up de pacientes egressos da UTI Neonatal: a busca de uma assistência integral de qualidade” (Cópia) 03-04-2011 (Cópia) 17-04-2012 (Cópia) 11-07-2013 (Cópia) 19-10-2014
Protocolo do SIGProj:   189099.864.51564.02042015
De:01/01/2014  à  31/12/2014
 
Coordenador-Extensionista
  Marilice Magroski Gomes da Costa
Instituição
  FURG - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE
Unidade Geral
  UE - Unidades Educacionais
Unidade de Origem
  FaMed - Faculdade de Medicina
Resumo da Ação de Extensão
  Esse projeto tem por objetivo o acompanhamento de pacientes egressos da UTI Neonatal em ambulatório, prematuros na sua grande maioria, propiciando atividades de ensino e pesquisa para o pediatra geral, para o médico em treinamento na área de Pediatria, para o pediatra em treinamento na área de Neonatologia, para o estagiário curricular dos cursos de Medicina e Psicologia. Desenvolve-se de forma permanente como projeto desde maio de 2005 no ambulatório do HU/FURG. Envolve docentes, médicos especialistas e outros profissionais da saúde que atuam no HU. Tem por finalidade a assistência integral e de qualidade aos pacientes egressos da UTI Neonatal, portadores ou não de necessidades especiais, proporcionando maior suporte para suas famílias. Consultas periódicas são agendadas nos ambulatórios de Pediatria/Egressos, Neuropediatria, cirurgia pediátrica e de outras especialidades, de acordo com suas demandas específicas. Além de consultas faz-se o atendimento individualizado em sessões de fonoterapia. A criança, por estar em plena fase de crescimento e desenvolvimento, necessita ser monitorada. Considera-se que seu exame neurológico evolutivo seja a melhor ferramenta para diagnosticar desvios da normalidade de seu desenvolvimento. A qualificação da assistência à criança que apresentou graves problemas no período neonatal através de um atendimento multidisciplinar e periódico e de acordo com suas demandas, é fundamental para garantir o desenvolvimento máximo possível.
Palavras-chave
   Monitoração, infância, desenvolvimento, egressos de UTIN
Público-Alvo
  1. Crianças egressas da UTI Neonatal e crianças de maior risco egressas da Unidade de Cuidados Intermediários Neonatais do HU/FURG. 2. Crianças atendidas em outras UTIs Neonatais e moradoras na área de abrangência do projeto. 3. Familiares das crianças egressas da UTIN. 4. Acadêmicos da 5ª série do curso de Medicina em estágio na área de Pediatria. 5. Acadêmicos da 6ª série do curso de Medicina como estágio em área opcional. 6. Médicos residentes do Programa de Residência Médica em Pediatria e Neonatologia. 7. Acadêmicos em estágio curricular de cursos de Psicologia (outras instituições). 8. Acadêmicos do 5º ano do curso de Psicologia/FURG como estágio obrigatório em Psicologia Clínica.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   Médicos da UTI Neonatal e secretárias da unidade Neonatal, da Enfermaria Pediátrica e do Ambulatório Central do HU.
«« Voltar