«« Voltar
II curso de Eletrofisiologia oleg krasilnikov (Cópia) 17-10-2014
Protocolo do SIGProj:   189052.808.119027.08122014
De:03/11/2014  à  06/11/2014
 
Coordenador-Extensionista
  Marcelo Cairrão Araujo Rodrigues
Instituição
  UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
Unidade Geral
  CB - CENTRO DE BIOCIÊNCIAS
Unidade de Origem
  Dept-Fisiologia - Fisiologia e farmacologia
Resumo da Ação de Extensão
   Este curso foi batizado com o nome dpesquisador, Dr. Oleg Vladimirovich Krasilnikov, do Depto de Biofísica e Radiobiologia (UFPE), que apesar de sua partida precoce em 2011, nos deixou um legado de trabalho e grandes conquistas científicas. Voltado para um caráter essencialmente prático, mas mantendo o rigor conceitual, este curso visa levar pesquisadores de eletrofisiologia e biofísica de todo o país para, junto com os colegas da UFPE, discutir os conceitos básicos e aplicações específicas de diversos métodos e técnicas modernas para o estudo da eletrofisiologia e biofísica celular, tecidual e corporal. Além dos princípios básicos de eletrofisiologia, abordam-se os protocolos experimentais para o registro de potencial de campo extracelular com eletrodos únicos ou matrizes de multieletrodos até registros de patch clamp em neurônios ou outras células; passando por registros eletrocardiográficos, eletroencefalográficos e de depressão alastrante. O curso contém 5 oficinas, a serem realizadas em esquema de revezamento pelos inscritos. Idealizado pelo Prof. Emiliano Medei (2013), este curso teve sua primeira edição naquele ano com apoio FACEPE e foi considerado um sucesso pelos participantes e pela comissão organizadora. Pretende-se que este curso seja anual, o que criará um vínculo entre a UFPE e diversos pesquisadores da área além de garantir uma formação e troca de experiência continuada. Assim, a segunda edição deste curso foi realizada em novembro de 2014, e para isso contou com o apoio financeiro dos Programas de Pós-Graduação em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento (UFPE) e Engenharia Biomédica (UFPE) e da FACEPE para passagens e diárias.
Palavras-chave
   eletrofisiologia, sistema nervoso, coração, atividade elétrica, instrumentação
Público-Alvo
  Público alvo prioritário: alunos de pós-graduação, docentes, técnicos e alunos de iniciação científica cujo trabalho de pesquisa envolva diretamente a eletrofisiologia. Em segundo plano na aceitação para inscrição estão os com relação indireta com a fisiologia, isto é, que não coletam dados de suas pesquisas com este método mas que podem vir a coletar. E em terceiro plano estão os interessados em geral.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   Marcelo Cairrão Araujo Rodrigues, docente do Departamento de fisiologia e farmacologia da UFPE, telefone 81-94936851. A inscrição será pela internet, no site www.ufpe.br/neurodinamica
«« Voltar