«« Voltar
Educação e Saúde na doença de Parkinson: Cuidando dos pacientes, familiares e cuidadores
Protocolo do SIGProj:   186031.1276.215944.18072016
De:22/11/2016  à  22/11/2017
 
Coordenador-Extensionista
  Vera Lúcia Santos de Britto
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CCS - Centro de Ciências da Saúde
Unidade de Origem
  FM - Faculdade de Medicina
Resumo da Ação de Extensão
  Diante do aumento da longevidade, assistimos a um avanço crescente tanto das doenças crônicas, quanto degenerativas típicas da população mais idosa. Deste quadro decorre crescimento de problemáticas sociais relacionadas direta ou indiretamente ao impacto deste aumento da expectativa de vida. A Doença de Parkinson (DP) é uma doença progressiva e crônica caracterizada pela diminuição da neurotransmissão dopaminérgica, apresentando sinais cardinais, como rigidez, bradicinesia, tremor de repouso e instabilidade postural. Indivíduos com doença crônica como a DP precisam lidar com desconforto físico, perda das relações sociais, atividades financeiras, trabalho e lazer. Dessa forma, níveis de tensão física e psicológica provocam um intenso sofrimento, além do desgaste e tensionamento dos familiares e especialmente aqueles que são cuidadores. Em muitas instituições de saúde, grupos de profissionais têm buscado enfrentar o desafio de incorporar no serviço público a metodologia da educação popular, ou seja a estruturação de instrumentos de ampliação dos canais de interação cultural e de negociação (cartilhas, reuniões, cursos). Nesse sentido a educação em saúde passa a ser um instrumento de construção da participação popular nos serviços de saúde e, ao mesmo tempo, de aprofundamento da intervenção da ciência na vida cotidiana das famílias e da sociedade. O objetivo do projeto de extensão Educação e Saúde na DP: Cuidando dos indivíduos com DP, familiares e cuidadores é oferecer informações, quanto aos cuidados multiprofissionais na DP através de uma cartilha. Dessa forma, profissionais especializados, residentes e alunos contribuirão através do treinamento com os pacientes, seus familiares e cuidadores para o processo educativo.
Palavras-chave
   doença de Parkinson, multiprofissional, educação, saúde, exercício
Público-Alvo
  O projeto de extensão Educação e Saúde na doença de Parkinson: Cuidando dos pacientes, familiares e cuidadores terá como público alvo indivíduos com doença de Parkinson, familiares e/ou cuidadores, como também alunos de graduação do Curso de Fisioterapia da UFRJ da disciplina de Fisioterapia Neurofuncional I, do quinto período. A participação dos estudantes inscritos na disciplina Fisioterapia Neurofuncional I decorre do fato dela ser uma disciplina mista, isto é, parte da carga horária da disciplina será destinada à atividade de extensão conforme Resolução da UFRJ CEG 03/2014.
Situação
  Atividade CONCLUÍDA
Contato
   Grupo de Estudos em doença de Parkinson. Serviço de Fisioterapia do INDC às terças e quintas no turno da manhã. Profa Vera Britto e Prof. Clynton Correa Email: verabritto@hucff.ufrj.br
«« Voltar