«« Voltar
A IMAGEM DA CIDADE. Un proyecto colectivo de relectura crítica de la estatuaria pública de la ciudad de Rio Grande - Rio Grande do Sul
Protocolo do SIGProj:   178739.864.57210.27042014
De:02/06/2014  à  18/06/2014
 
Coordenador-Extensionista
  Teresa Lenzi
Instituição
  FURG - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE
Unidade Geral
  PROEXC - Pró-Reitoria de Extensão e Cultura
Unidade de Origem
  DIEX - Diretoria de Extensão
Resumo da Ação de Extensão
  O presente projeto propõe uma operação de rastreio, a partir da fachada da cidade banal, das pistas da cidade inconsciente, realizando uma especie de psicoanálise colectiva da conciencia grupal, a partir dos lapsus que marcam seus monumentos – que, normalmente, contra a sua vontade ou a de seus apreciadores, expõe não somente a relação entre os habitantes e os monumentos, mas também entre o presente e o passado: tempo que continua, sob distintas formas, imiscuído no presente, vivo, demandando respostas. Em linha com recentes trabalhos realizados por Elo Vega e Rogelio López Cuenca, este projeto parte de um territorio fronteiriço que participa simultáneamente dos pressupostos da investigação própria das ciências sociais, por um lado, e da experimentação formal característica das prácticas artísticas contemporâneas, por outro. Tem como objetivo interrogar aos monumentos, questionando seu poder de falar em nome de todos, de revelar e de reativar suas complexidades discursivas, de restaurá-los em um texto com freqüência polido, ou não purgado de elementos, relatos ou vestigios incômodos, tanto do passado como em relação com o contexto e seus efectos sociais contemporâneos. As atividades serão desenvolvidas em colaboração com os estudantes do Curso de Artes Visuais e da comunidade da FURG e Ufpel, e da cidade do Rio Grande em encontros nos quais se abordará: 1. A imagem de la cidade; 2. Cidade, arquitetura, urbanismo, arte e espacio público; 3. Arte na rua, arte pública; 4. Arte e propaganda, monumentos e anti-monumentos; 5. Práticas artísticas contemporâneas no espacio público; 6. Outras cartografias.
Palavras-chave
   Urbanismo, monumentos, arte pública, espaço público, práticas artísticas contemporâneas.
Público-Alvo
  . Acadêmicos de Artes Visuais; . Acadêmicos da universidade do Rio Grande interessados na temática urbana; . Acadêmicos do Curso de Artes Visuais da Universidade Federal de Pelotas; . Comunidade riograndina em geral interessada no tema.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   tlenzi.lenzi@gmail.com
«« Voltar