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Abordagens conceituais e estratégias didáticas no ensino de microbiologia para percepção de riscos
Protocolo do SIGProj:   178520.665.6433.07082014
De:05/05/2014  à  31/12/2014
 
Coordenador-Extensionista
  Arnildo Korb
Instituição
  UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina
Unidade Geral
  CEO - Centro de Educação Superior do Oeste
Unidade de Origem
  DENF - Departamento de Enfermagem
Resumo da Ação de Extensão
  A utilização desordenada de antimicrobianos na saúde humana e na produção animal representa riscos para a saúde humana em virtude do fenômeno da resistência bacteriana a estes fármacos. O desconhecimento do risco pela população e de como este pode ser amenizado é uma das maiores preocupações da Organização Mundial da Saúde. Mundialmente as campanhas de esclarecimento não tem surtido efeito pois a compreensão do fenômeno requer conhecidos básicos de microbiologia, de ecologia e de imunologia. E, na maioria das vezes, estes conteúdos não são aprofundados na educação básica por falta de subsídios didáticos que os relacionem no contexto de riscos. O material a ser produzido em forma de caderno didático-pedagógico apresentará na parte introdutória um panorama da utilização de antimicrobianos no mundo e dos riscos à saúde humana e ao meio ambiente quanto aos efeitos negativos que o uso desordenado destes pode provocar . Os demais elementos textuais do caderno apresentarão ilustrações e conceitos com interfaces interdisciplinares.
Palavras-chave
   Material didático, Saúde, Educação, Meio Ambiente, Medicamentos
Público-Alvo
  Professores de ciências biológicas da Educação Básica das redes estadual e municipais da região.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
  
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