«« Voltar
Infancias Camponesas: espaços de sociabilidade e imagens do Mundo da Vida em Contexto Educativo
Protocolo do SIGProj:   177319.864.51714.26062014
De:31/03/2014  à  31/05/2016
 
Coordenador-Extensionista
  Carmo Thum
Instituição
  FURG - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE
Unidade Geral
  UE - Unidades Educacionais
Unidade de Origem
  IE - Instituto de Educação
Resumo da Ação de Extensão
  Este projeto de extensão será desenvolvido com crianças do 4º ano da escola Carlos Soares da Silveira. Neste sentido as crianças exercerão um papel de colaboradores da pesquisa, ou seja, todas as ações a serem realizadas serão discutidas e problematizadas com as crianças. Amparando-se por um referencial teórico que compreende as crianças como atores sociais ativos que agem, pensam e transformam o meio social em que estão inseridos, intento construir, organizar e desenvolver este plano de ação com o protagonismo das crianças neste contexto investigativo. Nesta perspectiva o objetivo é compreender a realidade vivenciada por essas crianças, a partir de suas narrações, realizações de desenhos, conversas, caminhadas e fotografias. Investigação-ação-formação com crianças em contexto do campo. Descrição etnográfica. Problematização de questões lúdicas em contexto educativo. Aprofundamento de referencial teórico-metodológico dos Estudos e da Sociologia da Infância. Construção e organização de material fotográfico e exposições. Desenvolvimento de oficinas.
Palavras-chave
   Infâncias. Escola. Educação do Campo
Público-Alvo
  Alunos de Escola Básica Crianças Camponeses, Agricultores, Professores da Rede Básica de Ensino de Canguçu Bolsistas de Graduação de Pedagogia - FURG Professores Pesquisadores da Universidade Federal de Rio Grande - FURG e Universidade Federal de Pelotas- UFPEL
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   educamemoria@yahoo.com.br
«« Voltar