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Língua Brasileira de sinais e Língua Portuguesa: perspectiva bilíngue
Protocolo do SIGProj:   172520.798.113392.24022014
De:01/04/2014  à  31/12/2014
 
Coordenador-Extensionista
  Carolina Comerlato Sperb
Instituição
  IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Unidade Geral
  Porto Alegre - Câmpus Porto Alegre - Extensão
Unidade de Origem
  EXT - Extensão
Resumo da Ação de Extensão
  O projeto Língua Brasileira de sinais e Língua Portuguesa: perspectiva bilíngue objetiva continuar com o projeto iniciado em 2013 denominado Língua Brasileira de Sinais e Língua Portuguesa: práticas integradas, e é uma das diretrizes linguísticas e culturais do PROPEL (Programa Permanente de Ensino de Línguas e Literatura), promovido pelo IFRS (Instituto Federal do Rio Grande do Sul) vinculado com outras instituições: SSRS (Sociedade dos Surdos do Rio Grande do Sul); AGILS (Associação Gaúcha de Interpretes de Língua de Sinais); FENEIS (Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos). Com essas parcerias, podemos difundir a Língua Brasileira de Sinais como primeira e segunda língua (Libras/L1 e L2) e a Língua Portuguesa como segunda língua (LP/L2), para surdos, promovendo a relação entre pesquisa, ensino e extensão. O projeto se alinha no campo dos Estudos Surdos, se direciona ao público interno e externo do IFRS (estudantes, professores, tradutores-intérpretes, e demais que atuam com surdos), com cursos, oficinas, eventos pensando a formação inicial, continuada e complementar que abordem áreas relacionadas à educação e linguística, onde são grandes demandas das políticas linguísticas e educacionais. O projeto também intenciona a publicação, divulgação e registro sobre atividades acadêmico-científico-culturais desenvolvidas através de websites, pois se ressalta a escassez de estudo e registro sobre tais temas. No final do ano pretende-se promover um evento acadêmico Seminário Língua Brasileira de sinais e Língua Portuguesa: perspectiva bilíngue com o objetivo de refletirmos, discutirmos e repensarmos a condição bilíngue, para além da educação.
Palavras-chave
   educação, formação, comunicação
Público-Alvo
  Comunidade externa e acadêmica do IFRS
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   propel@poa.ifrs.edu.br
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