«« Voltar
I curso de Eletrofisiologia oleg krasilnikov
Protocolo do SIGProj:   159584.612.119027.19072013
De:30/09/2013  à  04/10/2013
 
Coordenador-Extensionista
  Marcelo Cairrão Araujo Rodrigues
Instituição
  UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
Unidade Geral
  CB - CENTRO DE BIOCIÊNCIAS
Unidade de Origem
  Dept-Fisiologia - Fisiologia e farmacologia
Resumo da Ação de Extensão
   Este curso foi batizado com o nome do eminente pesquisador, Dr. Oleg Vladimirovich Krasilnikov, do Departamento de Biofísica e Radiobiologia da UFPE, que apesar de sua partida precoce, nos deixou um legado de trabalho e grandes conquistas científicas. Idealizado inicialmente pelo Prof. Emiliano Medei (UFRJ), este curso nasceu para reforçar tal legado para as novas gerações de eletrofisiologistas e biofísicos da UFPE. Voltado para um caráter essencialmente prático, mas mantendo o rigor conceitual, este curso visa levar pesquisadores de eletrofisiologia e biofísica de todo o país para, junto com os colegas da UFPE, discutir os conceitos básicos e aplicações específicas de diversos métodos e técnicas modernas para o estudo da eletrofisiologia e biofísica celular, tecidual e corporal. Abordaremos protocolos experimentais para o registro de potencial de campo extracelular com eletrodos únicos ou matrizes de multieletrodos até registros de patch clamp em neurônios ou cardiomiócitos; passando por registros eletrocardiográficos, eletroencefalográficos e de depressão alastrante. O curso contém 6 oficinas, como descrito na tabela abaixo. Cada oficina será realizada 6 vezes na semana, recebendo em média 6 alunos por vez, em sistema de rodízio. Antes de cada oficina haverá uma apresentação teórica proferida por um pesquisador local ou convidado, ressaltando os princípios dos métodos que utiliza em suas pesquisas, seus principais resultados e desafios. O curso terá ainda uma explanação sobre conceitos básicos em eletrofisiologia e biofísica. Ao término, haverá uma discussão geral e apresentação de seminários pelos cursistas.
Palavras-chave
   eletrofisiologia, sistema nervoso, coração, atividade elétrica, instrumentação
Público-Alvo
  Público alvo prioritário: alunos de pós-graduação, docentes, técnicos e alunos de iniciação científica cujo trabalho de pesquisa envolva diretamente a eletrofisiologia. Em segundo plano na aceitação para inscrição estão os com relação indireta com a fisiologia, isto é, que não coletam dados de suas pesquisas com este método mas que podem vir a coletar. E em terceiro plano estão os interessados em geral.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   Marcelo Cairrão Araujo Rodrigues, docente do Departamento de fisiologia e farmacologia da UFPE, telefone 81-94936851. A inscrição será pela internet, no site www.ufpe.br/neurodinamica
«« Voltar