«« Voltar
“Conhecimento matemático e capacidade de aprendizagem'.
Protocolo do SIGProj:   155323.554.89696.24052013
De:20/05/2013  à  28/06/2013
 
Coordenador-Extensionista
  Javier García López
Instituição
  IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Unidade Geral
  Rio Grande - Câmpus Rio Grande - Extensão
Unidade de Origem
  EXT - Extensão
Resumo da Ação de Extensão
  Transformações profundas e duradouras na educação só podem ser produzidas com uma sólida formação docente. Isso põe à escola atual um grande desafio: aprender a olhar o aluno como um centro de atividade capaz de criar e inventar. Entretanto, a escola gasta grande parte de suas energias impondo disciplina para minimizar a ação do aluno a fim de transmitir-lhe conteúdos frequentemente sem sentido, por caminhos que se opõem ao desenvolvimento cognitivo que fundamenta o processo de aprendizagem humana. Em vez de desafiar o aluno para que construa conhecimento e, através desse processo, conquiste a autonomia, impõe-se a ele cópia e repetição, minimizando drasticamente sua capacidade de aprendizagem. Nossas pesquisas demonstram que a escola não se transformou internamente a ponto de poder realizar o objetivo da razão emancipada, autônoma. Constatamos isso olhando para dentro dela, investigando-a e, sobretudo, levantando as concepções epistemológicas docentes – em geral (Epistemologia do Professor; o cotidiano da escola, 15ª edição, Ed. Vozes) e do professor de matemática (Epistemologia do professor de matemática, 2012, Ed. Vozes) em particular. Encontramos, ali, práticas pedagógicas e didáticas coerentes com concepções de conhecimento advindas do senso comum. Com tais concepções epistemológicas, professadas pelos docentes, é impossível gerar uma escola capaz de desafiar a aprendizagem do aluno a ponto de atingir os mecanismos de seu desenvolvimento, e, assim, instrumentalizá-lo para que consiga construir o mundo que almeja – um mundo de cooperação e fraternidade realizado com a participação de todos.
Palavras-chave
   Epistemologia da matemática, Ensino-Aprendizage, Estartégias de Ensino da matemática
Público-Alvo
  Livre
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   Professor Javier García López - (053) 32338664 e-mail javier.garcia@riogrande.ifrs.edu.br
«« Voltar