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Dedução de fórmulas de área de geometria plana: uma forma inclusiva
Protocolo do SIGProj:   152723.554.79267.07072013
De:10/07/2013  à  20/07/2013
 
Coordenador-Extensionista
  Kelen Berra de Mello
Instituição
  IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Unidade Geral
  Caxias do Sul - Câmpus Caxias do Sul - Extensão
Unidade de Origem
  EXT - Extensão
Resumo da Ação de Extensão
  Nesta oficina se propõe uma atividade que tem como objetivo investigar e construir junto aos alunos os conceitos matemáticos de área das figuras planas. Por meio de manipulação de formas geométricas, o aluno é levado a descobrir todas as fórmulas de área (triângulo, losango, trapézio, paralelogramo, hexágono e círculo) a partir de um retângulo, sendo assim, o mesmo constrói conceitos e fórmulas de maneira independente, não precisando decorá-las, uma vez que foram aprendidas. Paralelo a isso, a inclusão é um assunto que cada vez mais tangencia os professores, muitas vezes despreparados para trabalhar com alunos que necessitam de uma abordagem inovadora e direcionada a diferença de cada um. Resultado desta atividade é investigar a matemática, proporcionando o livre acesso por parte de deficientes visuais e auditivos, visto que é baseada em materiais manipuláveis e acessíveis, permitindo assim que seja feita a mesma atividade para toda a classe, seja ela com alunos com deficiência ou não. Portanto, o uso de materiais manipuláveis contribui para a inclusão possibilitando que todos possam desenvolver o raciocínio matemático através da construção e não somente da reprodução.
Palavras-chave
   área, figuras planas, inclusão.
Público-Alvo
  Professores da rede estadual de Cambará do Sul
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
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