«« Voltar
Seminários - Identidade e Fronteira, a questão indígena em MS
Protocolo do SIGProj:   131450.583.49298.01112012
De:20/03/2013  à  30/11/2013
 
Coordenador-Extensionista
  Vanderléia Paes Leite Mussi
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  CCHS - Centro de Ciências Humanas e Sociais
Unidade de Origem
  GAB/CCHS - Gabinete do Diretor
Resumo da Ação de Extensão
  O objetivo desta ação é provocar o debate acadêmico e ampliar a visibilidade da questão indígena na busca de soluções e implementação de políticas públicas a partir da realidade destas sociedades indígenas. Diante do cenário cada vez mais crítico em relação aos povos indígenas no Estado, com graves questões relacionadas à violência, desnutrição, ampliação dos territórios, autonomia, educação, sustentabilidade, migração, trabalho nas usinas, identidade, organização social e cultural, entre outros e, tendo em vista as dificuldades de articulação das pessoas simpatizantes desta temática no Mato Grosso do Sul e, particularmente, na UFMS, surgiu a proposta de realização destes seminários de estudos e debates sobre a questão indígena no Estado. Trata-se de uma atividade de extensão organizada por um grupo de professores pesquisadores, alunos/as e outras pessoas, interessadas na temática indígena no Estado de Mato Grosso do Sul e, possuidores/as de algum vínculo com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. A sub-temática será Identidades e sustentabilidade.
Palavras-chave
   sociedades indígenas, identidades, sustentabilidade.
Público-Alvo
  Os seminários possuem como público alvo os próprios acadêmicos, principalmente os de ciências sociais e das demais áreas afins à temática: jornalismo, direito, história, meio ambiente, educação, entre outros. Também é prevista a participação de professores/pesquisadores e de pessoas da sociedade civil.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   Prof. José Paulo Gutierrez FADIR - tel. 3345-7425 email: josepaulo_gutierrez@yahoo.com.br e Prof. Dr. Antônio Hilário Aquilera Urquiza DCH/CCHS - tel 3345-7572 email: hilarioaguilera@gmail.com
«« Voltar