«« Voltar
II Simpósio de Nanotecnologia do Centro Oeste - II SINACO
Protocolo do SIGProj:   131115.583.6694.31102012
De:01/02/2013  à  20/06/2013
 
Coordenador-Extensionista
  Angela Antonia Sanches Tardivo Delben
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  PROPP - Pró Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
Unidade de Origem
  CPQ/PROPP - Coordenadoria de Pesquisa
Resumo da Ação de Extensão
  Uma nova revolução tecnológica está emergindo nos mais diversos domínios. A saúde, a farmacologia, a computação, a produção industrial estão sendo submetidos a avanços sem precedentes. Parte da resposta aos novos desafios tecnológicos poderá vir da nanociência e da nanotecnologia - N&N, cujo objetivo é criar novos materiais baseados na manipulação da matéria em escala atômica e molecular. A N&N permite construir o que antes só era conseguido pela Natureza, com características funcionais diferenciadas dos materiais comuns. Países desenvolvidos têm realizado grandes investimentos nesta área que agrega conhecimentos e tecnologias baseadas na Física, Química, Biologia, Ciência e Engenharia dos Materiais. O mercado total de produtos que incorporam nanotecnologias foi de U$ 135 bilhões em 2007, perto de 340 bilhões em 2010 e deve atingir U$693 bilhões em 2012 e 2,95 trilhões em 2015. O Brasil já conta com grandes centros de pesquisa em nanomateriais, observando-se alguma expansão para as regiões emergentes, como é o caso do Centro-Oeste. As Instituições de ensino e pesquisa destas regiões passam por crescimento científico associado à qualificação de recursos humanos, contratação de doutores, melhoria e implantação de infra-estrutura de pesquisa e intercâmbios. A realização de encontros regionais regulares é essencial para assegurar a melhoria das condições de desenvolvimento das pesquisas em nanomateriais. O I SINACO ocorreu em 2010 em Goiânia. A realização do II SINACO, ora proposta, visa colocar em contacto os pesquisadores da região Centro-Oeste atuantes na área de nanomateriais e de Instituições próximas, incentivando ou ampliando cooperações e disseminando conhecimentos na área.
Palavras-chave
   novos materiais, multidisciplinaridade, avanços tecnológicos, difusão científica, fronteira de conhecimento
Público-Alvo
  Pesquisadores docentes, alunos da graduação em Física, Engenharia, Civil, Química e Farmácia da UFMS e UFGD, pós-graduandos em Química e em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro Oeste, pesquisadores das IES do Centro Oeste e estados vizinhos envolvidos com nano ciências e nanotecnologia.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   site https://sites.google.com/site/sinaco2013 e-mails iisinaco@gmail.com (em breve atuante) asdelben@yahoo.com telefone 67-3345-7036
«« Voltar