«« Voltar
NERDS da Fronteira - Núcleo de Educação, Recreação e Desenvolvimento Social da Fronteira
Protocolo do SIGProj:   130619.583.2163.01112012
De:04/02/2013  à  31/12/2013
 
Coordenador-Extensionista
  Amaury Antonio de Castro Junior
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  CPPP - Câmpus de Ponta Porã
Unidade de Origem
  GAB/CPPP - Gabinete do Diretor
Resumo da Ação de Extensão
  O termo NERDS é a sigla do Núcleo de Educação, Recreação e Desenvolvimento Social da fronteira. A ação surgiu na cidade de Ponta Porã, fruto da integração das ações de extensão propostas por servidores e acadêmicos do CPPP/UFMS. Os NERDS possuem o estereótipo de pessoas que exercem intensas atividades intelectuais e nutrem grande fascínio por conhecimento e por tecnologia. Aproveitando-se desse estereótipo e da oferta de cursos na área das ciências exatas e tecnológicas em outras unidades da UFMS, frutos da expansão da oferta do ensino superior através do REUNI, esta proposta apresenta-se como uma alternativa na busca e preparação de talentos nestas áreas, contribuindo com a melhoria da formação no estado de Mato Grosso do Sul. Um dos grandes desafios dessa proposta é despertar nos alunos do ensino fundamental e médio, o interesse e a motivação pelo desenvolvimento do raciocínio lógico e matemático, como base para o seu desenvolvimento pessoal e profissional. A proposta pretende utilizar os recursos humanos e de infraestrutura das unidades da UFMS para a realização de atividades como oficinas, cursos, olimpíadas científicas, clube de xadrez, e outros eventos e atividades que promovam o desenvolvimento do raciocínio lógico, o ensino da matemática, da computação, visando o desenvolvimento de habilidades e competências relacionadas.
Palavras-chave
   Educação, Inclusão Digital, Raciocínio, Robótica, Inclusão Social
Público-Alvo
  - Alunos da graduação da unidades da UFMS existentes nas cidades pólo; - Alunos do ensino fundamental e médio das escolas públicas e provadas das cidades pólo e municípios vizinhos; - Pais de alunos, professores, funcionários públicos e comunidade em geral das cidades pólo e região.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   Prof. Amaury Antônio de Castro Junior Rua Itibiré Vieira, S/No. Bairro Res. Julia de Oliveira Cardinal BR 463 - KM 4,5 Ponta Porã/MS - CEP: 79900-000 Fone/Fax: (67)3437-1709 / 1705 Celular: 9216-9311
«« Voltar