«« Voltar
Reencontrando o Memorial das Monções
Protocolo do SIGProj:   130026.583.3472.30102012
De:30/04/2013  à  30/11/2013
 
Coordenador-Extensionista
  Marcos Lourenço de Amorim
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  CPCX - Câmpus de Coxim
Unidade de Origem
  GAB/CPCX - Gabinete do Diretor
Resumo da Ação de Extensão
  A presente proposta pretende atuar no processo de reabertura do Memorial Henrique Spengler, o único Centro de Documentação da região norte do Estado de Mato Grosso do Sul através da divulgação de parte do acervo do Memorial composto de trinta peças de elevado valor museológico e dez pinturas do artista plástico Henrique de Melo Spengler. A Metodologia do projeto prevê um re-encontro da comunidade com o Memorial Henrique Spengler através de Oficnas, Exposições e vídeo-documentário intinerantes em três comunidades ribeirinhas e a partir deste Lócus estabelecer um diálogo com amplos setores da comunidade coxinense sobre cultura material e imaterial coxinense e sul-mato-grossense. É importante ressaltar que atualmente, o Memorial Henrique Spengler/ Centro de Documentação da Região Norte do Estado de Mato Grosso do Sul está fechado para visitação e em processo final de Revitalização de sua estrutura arquitetônica, com reforma nas instalações elétricas, hidráulicas, pintura do prédio e toda acessibilidade para receber o público e que o público precisa ser motivado a re-conhecê-lo e dessa forma re-conhecer a sua própria cultura.
Palavras-chave
   Patrimônio Cultural, História Regional, Educação Patrimonial
Público-Alvo
  A comunidade acadêmica; Comunidades ribeirinas: 1. Vila da Barra; 2. Bairro Piracema; 3. Distrito do Jauru (Vila dos Diamantes); 4. Alunos do Ensino Fundamental e Médio de Escolas Públicas e privadas. 5. Alunos do Ensino Médio do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul - IFMS.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   UFMS/CPCX Secretaria Administrativa (67) 3291 0210 (67) 3291 0220 UFMS sala dos professores de História (Coordenador do Projeto) (67) 3291 0206
«« Voltar