«« Voltar
Gringo Legal
Protocolo do SIGProj:   106970.446.64490.15032012
De:01/04/2012  à  01/04/2013
 
Coordenador-Extensionista
  Marcos Vinícius Torres Pereira
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CCJE - Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas
Unidade de Origem
  FND - Faculdade de Direito
Resumo da Ação de Extensão
  O projeto visa prestar atendimento jurídico gratuito a estrangeiros hipossuficientes ou brasileiros hipossuficientes, em casos de Direito Internacional, através do Núcleo de Prática Jurídica da Faculdade Nacional de Direito. Os atendimentos visam sanar os mais diversos problemas na área jurídica, seja no âmbito penal, cível ou trabalhista. Numa grande cidade, como o Rio de Janeiro, há um grande número de estrangeiros, que aqui vivem, à margem da sociedade, muitas vezes, na ilegalidade, desenvolvendo atividade remunerada, sem recolhimento de impostos. A intregração social destes indivíduos depende de sua integração jurídica, que contribui, diretamente, para uma sociedade mais democrática e para os níveis de IDH da cidade.
Palavras-chave
   estrangeiros, legalidade, atendimento jurídico, direito internacional.
Público-Alvo
  O público envolvido, além de contar com a particpação de professores e alunos da universidade, conta com estrangeiros das mais diversas origens nacionais, que vivem em diferentes áreas de nossa cidade. A procura pelo projeto pelos estrangeiros atendidos tem se dado pela divulgação junto a consulados e também pela propaganda entre a própria comunidade de estrangeiros no Rio de Janeiro, sobretudo em áreas do Centro, Santa Teresa e Zona Sul.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   A divulgação é feita através de cartazes, nos tribunais do Rio, na Polícia Federal e nos consulados que aqui funcionam. Grande divulgação também é feita via internet e na própria Secretaria do NPJ.
«« Voltar