«« Voltar
Matemática Comercial para curso de Secretariado
Protocolo do SIGProj:   105876.437.73742.20032012
De:20/04/2012  à  19/05/2012
 
Coordenador-Extensionista
  Liliane Dufau da Silva
Instituição
  IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Unidade Geral
  Porto Alegre - Câmpus Porto Alegre - Extensão
Unidade de Origem
  EXT - Extensão
Resumo da Ação de Extensão
  O curso de Matemática Comercial é uma primeira proposta de formação dos alunos de secretariado, no que refere ao estudo das diversas aplicações desse assunto em situações cotidianas, que vai desde as relações de consumo como também na compreensão da relação entre parte e todo de uma grandeza. O estudo nesse curso utiliza-se de princípios básicos como o de proporcionalidade, nos cálculos de porcentagem, regra de três e regra de sociedade. O curso inicia com uma revisão de razão, proporção, fração centesimal e porcentagem, estabelecendo sempre a relação entre os conceitos envolvidos e situações diárias. O estudo da regra de três não se restringe à propriedade fundamental da proporções resgatando, o que é fundamental, a noção de proporcionalidade. O último assunto estudado será a regra de sociedade, uma divisão quantia em partes proporcionais, utilizando-se assim dos assuntos já estudados e contrária à abordagem algebrizada que se costuma ver na maioria das fontes que tratam desse assunto. Dessa forma, entende-se tal estudo com a perspectiva a provocar no aluno um outro olhar em relação à Matemática, buscando através de ideias básicas, além de suas aplicações, um “pensar matematicamente” entendendo princípios e estabelecendo relações.
Palavras-chave
   Matemática Comercial, Proporcionalidade
Público-Alvo
  O referido curso terá como público principal os alunos do Curso Técnico em Secretariado - Campus Porto Alegre. É oportuno salientar que, este curso foi uma solicitação dos alunos e da Coordenação do Curso Técnico em Secretariado, pois ambos compreendem que este curso poderá complentar a formação dos futuros secretários. Além disso, também serão disponibilizadas vagas para público externo ao Câmpus Porto Alegre.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   Divulgação será realizada através do site e cartazes no IFRS . Além disso, será realizado um trabalho de sensibilização na sala de aula.
«« Voltar