«« Voltar
COMPETÊNCIAS HUMANISTICAS E COMPETÊNCIAS TÉCNICAS NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DO SÉCULO XXI
Protocolo do SIGProj:   101223.437.56004.24042012
De:28/06/2012  à  28/06/2012
 
Coordenador-Extensionista
  Jaqueline Rosa da Cunha
Instituição
  IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Unidade Geral
  Porto Alegre - Câmpus Porto Alegre - Extensão
Unidade de Origem
  EXT - Extensão
Resumo da Ação de Extensão
  A palestra intitulada 'Competências Humanísticas e Competências Técnicas no Cursos de Formação do Profissional do Século XXI', será proferida aos alunos dos Cursos Técnicos em Meio Ambiente, Biotecnologia, Química e Tecnólogo em Gestão Ambiental, na parte da manhã; e aos alunos do PROEJA, na parte da noite, do dia 28 de junho, pelo professor doutor Vilmar Pereira, da Universidade Federal do Rio Grande. O prof. Vilmar atua no Instituto de Educação - IEduc, no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental.(PPGEA) e no Programa de Pós-Graduação em Educação. (PPGEDU), além de ser o Coordenador do Programa de Auxílio ao Ingresso ao Ensino Técnico e Superior - (PAIETS), dessa forma, tem sido uma referência nas Universidades Federais do Rio Grande do Sul por abordar temas ligados à humanização do educando na formação técnica e no Proeja. No contexto de formação técnica e tecnológica, a palestra sobre esse tema visa contribuir de forma significativa para despertar nos nossos alunos o olhar mais humano tão necessário de ser aplicado aos futuros ambientes de trabalho. Os desafios com os quais se confrontam os estudantes do século XXI demandam abordagens inovadoras no ensino técnico e profissional e exigem do profissional a percepção de si e do outro como um ser integrante de um processo e não apenas como mais uma ferramenta de trabalho. Essa temática vem ao encontro dos objetivos do projeto de extensão Lilicult - Língua, Literatura e Cultura no IFRS, que prevê a promoção de vários eventos voltados à formação integral do educando.
Palavras-chave
   competências, humano, técnico, Proeja
Público-Alvo
  Comunidade acadêmica do IFRS - Câmpus Porto Alegre, compreendida pela docente, Jaqueline Cunha; a bolsista PIBEX, Jéssica da Silva; os alunos do PROEJA e dos Cursos Técnicos em Meio Ambiente, Biotecnologia, Química e Tecnólogo em Gestão Ambiental e o docente Vilmar Pereira da FURG. A ação não é extendida aos demais docentes e alunos do câmpus e/ou público externo, principalmente, por falta de espaço físico.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   Profª. Dr. Jaqueline Cunha, sala 423, 4º andar, prédio central - IFRS - Câmpus Porto Alegre. Telefone: 3930.6075, email: lilicut@poa.ifrs.edu.br, blog: lilicult.wordpress.com
«« Voltar